terça-feira, 15 de março de 2011

Você já tem sua sacola ecológica?

Sacola ecológica = Ecobag = Sacolas retornáveis = Sacola de compras feita de material biodegradável (100% algodão)

As sacolas retornáveis foram criadas originalmente como alternativa as sacolas plásticas de supermercado que provocam danos irreparáveis ao meio ambiente. Alguns deles:

• Geram resíduos que demoram centenas de anos para se decompor na natureza,
• Contribuem para aumentar a poluição e o efeito estufa (já que o plástico é derivado do petróleo)
• São responsáveis por grande parte do lixo nos aterros,
• Poluem rios e oceanos além de serem confundidas por algas pela tartarugas e outros animais, que a comem e morrem asfixiados
• Ajudam a causar enchentes, pois as empresas desentupidoras sempre as encontram entre os detritos que entopem os bueiros e obstruem as galerias de drenagem

Que tal se conscientizar desses danos e adquirir sua sacola retornável?

Mas não basta adquirir é preciso tê-la sempre à mão, dentro do carro ou da bolsa para ser usada a qualquer hora que precisar. É até mais prático levar toda a sua compra em uma sacola resistente e bonita, ao invés de carregar aquele monte de saquinhos plásticos que vão rasgando pelo caminho.

Elas estão cada vez mais bonitas e viraram acessório para compor um visual descolado no cotidiano. O problema é que muitas pessoas estão esquecendo de usá-las no supermercado.

Recusar o uso de sacolinha plástica é um novo hábito necessário, uma mudança de comportamento reforçada pela criação de legislações em favor do meio ambiente. Na Europa, várias redes de supermercados e cidades não dão sacolas plásticas. No Rio de Janeiro, a utilização por estabelecimentos comerciais é proibido por lei.




Esta é a minha 




Dobrada vira uma prática carteira que pode ser deixada na bolsa ou no carro para tê-la sempre à mão quando decidir fazer umas comprinhas.
 
Colaborar com o planeta é uma tendência mundial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião. Comenta aí vai :-)